A AirCourts juntou-se à AIG (seguradora), para oferecer aos clubes um seguro desportivo que protege os seus praticantes em caso de acidentes decorrentes da prática desportiva.

Este seguro oferece aos clubes uma forma fácil de cumprir com as obrigações legais e garantir proteção aos seus praticantes. A adesão é digital, sem tempos de espera e o preço é ajustado à dimensão do seu clube, sendo calculado em função do número de campos.


O que é um seguro desportivo?

O seguro desportivo é um seguro de acidentes pessoais que cobre despesas de tratamento por acidente, invalidez permanente por acidente, morte e despesas de funeral de todos os jogadores que sofram um acidente nas suas instalações.

O seguro desportivo AIG nasceu de uma parceria realizada entre a AirCourts, a AIG (seguradora), a Habit Analytics (agente de seguros) e a Marsh (corretora de seguros), como resposta ao Decreto-Lei nº10/2009, que prevê que as instalações desportivas tenham que dispor de um seguro que proteja a integridade física dos praticantes, em caso de acidente ou doença decorrente da prática desportiva. 




Quais as vantagens deste seguro em específico?

Há três vantagens deste seguro desportivo AIG versus um seguro tradicional:


  • Ao contrário dos seguros tradicionais, o seguro AIG cobre todas as modalidades praticadas no seu clube (Padel, Ténis, Futebol, Squash, etc) e não apenas uma única modalidade. Com este seguro, todos os jogadores que praticam desporto no seu clube estarão protegidos.


  • O preço é indexado ao número de campos do seu clube. Exemplo: um clube com 3 campos vai ter um prémio menor que um clube com 6 campos.


  • A adesão é imediata, num processo 100% online e digital, sem tempos de espera. 


Este seguro desportivo é obrigatório por lei?

Sim, o seguro desportivo é obrigatório por lei segundo o Decreto-Lei nº10/2009, que prevê que as instalações desportivas tenham que dispor de um seguro que proteja a integridade física dos praticantes, em caso de acidente ou doença decorrente da prática desportiva.

A ausência de seguro desportivo, pode levar a multas graves. Caso os clubes não tenham este seguro, não só a responsabilidade de ressarcir o jogador recai sobre o clube, como constitui uma contra-ordenação grave, punida com uma coima mínima de 500 € e máxima de 3,000 € segundo o Decreto-Lei nº10/2009




Eu já tenho um seguro de responsabilidade civil. Preciso também deste seguro?

O seguro desportivo (acidentes pessoais) é diferente do seguro de responsabilidade civil. Ambos os seguros são obrigatórios por lei e são complementares:


  • O seguro de responsabilidade civil protege o seu clube da eventualidade de ter de pagar indemnizações a terceiros por danos causados na sua instalação. O seguro abrange os danos ou prejuízos causados por todos os equipamentos susceptíveis de provocarem danos aos seus utilizadores, que integrem as instalações desportivas globalmente consideradas.


  • O seguro desportivo (acidentes pessoais) protege a integridade física dos praticantes, em caso de acidente, invalidez, ou morte decorrente da prática desportiva. O seguro desportivo cobre as despesas decorrentes (tratamentos, fisioterapia, transporte, outros) de todos os jogadores que sofram um acidente nas suas instalações.


Qual o preço do seguro desportivo?

O custo do seguro depende do número de campos de cada clube. O pagamento do seguro é anual, podendo optar por um fracionamento trimestral por forma a ser mais conveniente financeiramente.  Poderá fazer a simulação e adesão ao seguro através do AirCourts Manager.


Como aderir ao seguro

A adesão é feita 100% online, através do AirCourts Manager, serviço único em Portugal. Isto só é possível porque existe uma parceria entre a AIG e a AirCourts. Poderá fazer a simulação e adesão ao seguro através do AirCourts Manager.




Como funciona o seguro e a quem me garante o apoio ao cliente

A AirCourts é parceira da AIG na disponibilização deste seguro, sendo que o seu objetivo é oferecer aos clubes uma forma fácil de cumprir com as obrigações legais e garantir proteção aos seus praticantes a todo o momento. O seguro é vendido pelo agente de seguros Habit Analytics, Lda. A AirCourts não é responsável nem pela venda do seguro, nem pelo apoio ao cliente (este será prestado pela Marsh). Em caso de dúvidas sobre o seu seguro, pode contactar a Marsh, corretora de seguros, através do email marsh.portugal@marsh.com.


Ficou com dúvidas?

Consulte as nossas FAQs aqui. Em caso de dúvidas sobre o seu seguro, pode contactar a Marsh, corretora de seguros responsável pelo apoio ao cliente, através do email marsh.portugal@marsh.com.pelo email e esclareça todas as suas questões. 



Sobre o autor: O André é fundador da AirCourts, o software líder em Portugal para gestão de clubes de Padel, Ténis e Futebol. Mais informações sobre o software AirCourts aqui.