O Presidente da Direcção da ATPorto (António Paes de Faria) deixa-nos a sua apreciação final à Winter Cups 2017

No passado fim de semana (3 a 5 Fevereiro), esteve em Lousada a elite do ténis juvenil feminino da Europa, que mereceu a seguinte apreciação pelo Presidente da Direcção da ATPorto (António Paes de Faria):

Esta etapa da Winter Cup (Campeonato da Europa de Inverno juvenil), foi a 1ª prova internacional disputada nos courts de ténis cobertos do Complexo Desportivo de Lousada. Foi uma experiência bem sucedida, fruto do empenho e profissionalismo do Departamento do Desporto, dos colaboradores no Complexo Desportivo, bem como das equipas técnicas da ATPorto e do Lousada Ténis Atlântico. Uma organização que comprovou que juntos fazemos uma equipa preparada para novos e mais arrojados desafios.
 
As instalações de ténis, como todos os equipamentos do Complexo desportivo, foram muito apreciadas pelos responsáveis das Selecções, que gostaram muito desta sua curta estadia em Lousada.
Confrontados com a tempestade que se fez sentir no fim de semana, os treinadores fizeram questão de manifestar  a qualidade das instalações desportivas e o seu apreço pelo ambiente acolhedor como foram recebidos.
O treinador da Estónia, ao fim do dia, ia sempre ao centro de Lousada beber o seu copo da refreshing portuguese beer, dizia. A treinadora da Alemanha, amiga de caminhadas na natureza, disse-me que gostaria de voltar porque a frase "Lousada always green, always young” espelhava bem o que viu. E a treinadora das vencedoras francesas — Emilie Loit, que venceu o Estoril Open em 1999 e foi nº 21 do mundo em 2003 — já estava a incentivar-nos para nos candidatarmos a receber a competição outra vez em 2018.
 
Do ponto de vista desportivo foram 3 dias de ténis com muita qualidade, com a presença de várias jogadoras da promissora nova geração do ténis feminino europeu. A selecção de França demonstrou uma qualidade que se fez sentir com a sua vitória final. E Portugal portou-se acima das expectativas, pois esteve quase a derrotar a Bielorússia que foi a selecção finalista.
 
Lousada dispôs-se a colaborar com a Federação Portuguesa de Ténis para realizar esta prova, que estava programada para Coimbra. E, num mês, com dedicação e brio demonstrou que é um local de excelência para importantes eventos de ténis. Missão cumprida. Bem hajam.